sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O dia da fotografia na Biblioteca do ECE RJ.


Esta semana na Biblioteca do ECE RJ trabalhamos com as crianças o dia da fotografia que é comemorado no dia 19/08. Iniciamos a nossa atividade contando a elas a importância que há em uma fotografia, como por exemplo através dela se pode guardar momentos bons para  futuramente, rever e compartilhar com outras pessoas boas lembranças.

Montamos um mural de fotografias, separando as imagens pesquisadas em revista pelas crianças em, OBJETOS, PESSOAS, PAISAGENS, ANIMAIS E COMIDAS. Assim cada criança pode aprender a diferenciar os tipos de fotografias.

Ao decorrer da semana  passamos para uma  atividade mais artística, nossas crianças confeccionaram um lindo porta retrato de papelão e eva, E logo depois elas trouxeram  uma fotografia sua para  colocar em seus porta retratos. 



Assim montamos um lindo trabalho com as fotografias das crianças!
Viva a fotografia!


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Especial Dia dos Pais!


No próximo dia 12/08 comemoraremos o dia dos pais, e as crianças da Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, prepararam durante a semana lindos trabalhinhos para homenagear seus pais.
Iniciamos com, a mala de presentes do papai, na qual as crianças pesquisaram em revistas o que elas gostariam de presentear seus  pais e recortavam as figuras para colar na sua mala. A criatividade e o bom gosto foram grandes nos presentes escolhidos, como carro, celulares, máquina fotográficas, notas de 100 reais e etc. Acredito que os pais irão adorar receber essas malas!

As crianças puderam aprender através da dobradura como transformar um simples papel em uma blusa e uma gravata para o papai, e na hora de colorir as dobraduras algumas crianças não se esqueceram do timão do coração do seu pai e aproveiaram  para fazer uma mini replica da blusa do time do seu pai. 

À medida que fomos fazendo as atividades, estimulei as crianças a contar um pouco da sua relação com seu pai para mim. E com a palavra agora algumas de nossas crianças!!

- Meu pai é professor de jiu jitsu e eu adoro treinar com ele!  – Joanny 8 anos –
- Meu pai nunca me bateu, ele me disse que bater nas pessoas é errado. – Maria Vitória 7 anos- 

- Eu gosto quando meu pai conta  histórias para mim, ele me ajudou a aprender  a ler. Minha história favorita é as aventuras da Mônica. - Kerolin 6 anos -

- Meu pai sempre me dá boa noite antes de dormir e um beijo na testa, eu gosto quando ele faz isso.  – Livia 6 anos – 

E vendo as crianças contarem a sua história a Monitora Ana Beatriz também fez questão de falar sobre a sua:

- Eu tinha 6 anos quando  meu pai saiu de casa, até hoje eu não tenho contato com ele. Minha mãe sempre esteve presente no lugar do meu pai em tudo na minha vida e sou muito feliz por isso, ela consegue ser minha mãe e meu pai ao mesmo tempo!  - Ana Beatriz 17 anos  -

Para terminar, eu não poderia deixar  de parabenizar os papais. Parabéns para você que é pai, e um parabéns especial em dobro para aqueles que são avós, tios, mães e que muitas vezes assumem o papel de pai quando preciso.
Parabéns a esses heróis !

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Uma árvore de garrafas no ECE RJ



Durante esta semana na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro,construímos junto com as crianças uma linda árvore reutilizando materiais que muitas vezes se tornam lixo.

As folhas foram feitas de garrafas pet, e cada criança pode colocar as folhas no lugar indicado, construindo assim a nossa árvore de folha em folha.  
Ao longo da semana nossas crianças com rolinho de papel higiênico confeccionaram abelhinhas e borboletas para dar mais vida ao nosso trabalhinho...
Hoje dia 25.05.2012 finalizamos com os últimos retoques colocando as flores e suas últimas folhas.


Esta árvore é um dos trabalhinhos feitos pelas crianças para a exposição do Rio + 20 que em breve estará aqui noEspaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Nossas crianças estão preparando lindos trabalhos para vocês que certamente é nosso convidade desde já.

EU@REPÓRTERECERJ – Vilmara Figueira – 19 anos – 4º Ano do Curso de Formação de Professores.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Aprendendo Brincando!


  
No dia 17.05.2012 as crianças da Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro puderam aprender de maneira bem alegre e descontraída como separar o lixo.

Antes de iniciar as brincadeiras, apresentei para elas as caixas com diferentes cores e os materiais que cada cor representava: plástico - vermelho; metal - amarelo; vidro - verde e papel - azul. Expliquei também, a importância da separação desses materiais e de que forma essa ação beneficiava o meio ambiente.
As crianças se divertiram muito com os jogos propostos... Escolhi uma criança de cada vez para vendar os olhos e colocar um material em suas mãos, enquanto o restante das crianças orientavam o seu colega que estava de olhos vendados a colocar o material  na caixa correta.
Em outro jogo, embaralhamos as caixas e tiramos os nomes, para que cada criança pudesse reconhecer também através das cores. Todas as crianças receberam embalagens de plástico, metal, vidro e papel e colocaram nas caixas corretas, quem errasse pagava uma prenda, cantando uma música ou imitando algum animal.


No final da brincadeira, todos aprenderam a importância e como separar o lixo. Levei as crianças a refletirem, que se cada um fizer a sua parte podemos assim, quem sabe, influenciar toda a nossa comunidade.

EU@REPÓRTERECERJ – Vilmara Figueira – 19 anos – 4º Ano do Curso de Formação de Professores.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Parabéns Mamãe!



Ao decorrer desta semana as crianças da Biblioteca do ECE RJ prepararam os presentinhos para homenagear suas mamães. Dias antes de começar, as crianças já estavam perguntando:
- Tia, quando iremos fazer as atividades do dia das mães? Perguntava diariamente, Gabrielle de 10 anos. A expectativa era grande!
 No dia 07.05.2012 para alegria de nossas crianças iniciamos as atividades.Cada criança fez o retrato de sua mãe, com criatividade e materiais diversos !
 
Durante a atividade eu quis descobrir um pouco o que realmente representava a palavra MÃE para cada criança, eu sabia que era um assunto muito delicado, afinal cada criança trás em si uma bagagem diferente. Eu não queria saber qual era a relação que eles tinham com suas mães ou se alguém ali não tinha mãe, então optei pela pergunta: O que é ser MÃE?

- Mãe é aquela que dá carinho e amor pra gente. (Hanna 7 anos)
- Ser mãe e cuidar dos seus filhos com amor. ( Ítalo 7 anos )

Entre todas as respostas que eu tive, todas tinham a palavra amor. Por que não conseguimos falar de mãe sem falar de amor? Nossas crianças estão certas ao dizerem que MÃE é aquela que ama e dá carinho, que acolhe as necessidades de uma criança ou adolescente como se fossem suas próprias necessidades também. Quantas mulheres existem nesse mundo sem filho que estão sendo mãe? Quantas crianças existem nesse mundo querendo o carinho de uma mãe? Enfim, a figura materna é fundamental para uma criança!

Continuando as atividades, no dia seguinte montamos vários buquês de flores bem coloridos, todas as crianças estavam caprichando nos presentes, para aquela que faz o papel de mãe na vida de cada um.


Para finalizar, hoje 11.05.2012, confeccionamos um lindo cartão em formato de coração, onde as crianças puderam expressar o seu sentimento escrevendo o que gostariam de falar para a "mamãe"!

No final da tarde todas as crianças levaram os presentes que elas fizeram durante a semana para casa, aconselhei a elas  entregarem somente no domingo!

Então...aqui vai um feliz dia das mães!
Parabéns  para aquelas que são mães!
Parabéns para você que ainda tem uma mãe para homenagear no domingo!
Parabéns para as  mulheres que se tornaram mãe na vida de uma criança!
Parabéns!! Parabéns!! Parabéns!!
  
Eu@REPÓRTERECERJ - Vilmara Figueira - 19 anos - 4º  Ano Do Curso de Formação de Professores.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Terra à vista!



Na semana de 23 a 27 de abril, na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre o descobrimento do nosso país.
No dia 22 de abril comemoramos o dia do descobrimento do Brasil, e começamos a semana conversando com as crianças o que elas sabiam sobre esta data tão importante. Para iniciar o papo, perguntei:
- Em que país nós moramos?
E tive diversas respostas, o que resultou como estimulo a mim de ensinar de forma prazerosa para as crianças. Obtive respostas como: Cantagalo; Pavão; Rio de Janeiro entre outros estados e bairros cariocas. Então peguei o globo que sempre chamou muita atenção das crianças e inseri informações sobre o Brasil, falei sobre as disputas entre países nos esportes, até chegar ao time brasileiro, etc.
Através do globo mostrei o nosso mapa, onde as crianças puderam descobrir que na verdade os estados como o Rio de Janeiro ficam DENTRO do nosso país e as cidades dentro dos estados. E assim fui lentamente mudando a direção da nossa “navegação”, falando de um português que se chamava Pedro Álvares Cabral, e aos poucos por meio da história viajante fui me aproximando do dia 22 de abril. E finalmente, terra à vista!

Começamos os nossos trabalhinhos confeccionando as caravelas dos portugueses, representando a sua chegada, e a "descoberta" feita por eles. As caravelas foram feitas de caixa de sabão em pó e muita tinta, já que este é um dos materiais mais cobiçados pelas nossas crianças. No dia seguinte fizemos uma dobradura de envelope que se chamava: ABRA E DESCUBRA! E adivinha o que tinha dentro do envelope, descubra você mesmo na foto abaixo!
E foi assim que as crianças da biblioteca do ECE RJ puderam aprender brincando, com muita história e atividades!


"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos." Autor: Marcel Proust
Eu@REPÓRTERECERJ - Vilmara Figueira - 19 anos - 3º  Ano Do Curso de Formação de Professores.




quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Dia do Índio é comemorado na Biblioteca do ECE RJ.



Durante esta semana na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro nossas crianças vieram se preparando para comemorar o Dia do Índio. Iniciamos as atividades conversando com elas sobre a influência do Índio na história do nossa país... Todas as crianças já tinham tido algum tipo de contato com alguém de origem indígena, ainda é muito comum ver ou conhecer alguém dessa origem. Assim ficou mais fácil estimular o interesse na conversa.

- O meu avô é Índio, ele me conta várias histórias legais! Como a do Boto-Cor-de-Rosa que sai do rio á noite e vira homem para conquistar as mulheres. - Nos contou Raimunda de 12 anos.

Depois de falarmos sobre várias lendas e sobre  algumas tribos que vivem isoladas na Amazônia e que desconhecem a nossa civilização ainda, montamos uma Oca de dobradura. Feitas as marcações em cada folha as crianças puderam descobrir como forma a Oca do Índio, lembrando é claro que nem todo Índio hoje vive em uma Oca.
 

No dia seguinte, montamos o Cocar  do Índio que é uma de suas características principais. Durante a produção as crianças lembraram da música "Os indiozinhos" e começaram a cantar enquanto preparavam os seus Cocares!

E para finalizar, as crianças puderam homenagear os Índios com pinturas, cocores e assistindo ao Filme que elas adoram: Tainá !


Assim foi mais uma semana na Biblioteca do ECE-RJ.

"Diferente da cabeça, a oca é ôca. E o índio é gente, não indigente." M.M.Soriano

terça-feira, 10 de abril de 2012

Espaço do Rio se prepara para a Conferência Rio+20


Nesse ano de 2012 acontecerá aqui na cidade do Rio de Janeiro a Conferência Internacional Rio+20, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que discutirá formas de transformar o mundo em um lugar melhor pra se viver, inclusive para as novas gerações.
O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro será um dos lugares de visitação dos representantes dos países participantes da Conferência. Eles virão conhecer a comunidade do Cantagalo e vivenciar a realidade do Espaço. Foi pensando nisso que decidimos trabalhar o tema com as crianças da Biblioteca para além de conscientizá-las sobre a preservação do meio ambiente, prepará-las para receber esses representantes e entender a importância desse evento para nosso país e mundo.
Começamos conversando com as crianças sobre o nosso planeta, a importância de cuidar dele e quais formas de fazermos isso. Mostrei o globo terrestre para ilustrar o que é o planeta e começar o tema de forma clara com a criançada. Fizemos pintura a dedo desenhando o contorno do planeta terra e pintamos as mãozinhas das crianças para ilustrar que a possibilidade de mudar e transformar o mundo em um lugar melhor está em nossas mãos.
E esse foi só o início das atividades...  Até julho, mês da Rio+20, iremos aprofundar ainda mais o assunto com as nossa crianças! Fique ligado no nosso Blog e acompanhe como será!


EU@REPORTERECERJ - CRISTIELLE NASCIMENTO - 18 ANOS - ESTAGIÁRIA NORMALISTA - 4°ANO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Biblioteca do ECE RJ comemora o Dia do Circo

Hoje, na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro a criançada se divertiu com as atividades do dia do circo que é comemorado no dia 27/03.
Perguntei se algum deles já tinham ido para algum espetáculo, e a nossa querida Letícia de 11 anos respondeu entusiasmada a minha pergunta:
- Claro que eu já fui tia! Você não lembra que nós fomos para o Circo da China ano passado?
Eu havia me esquecido desse detalhe... Ano passado o ECE RJ levou as crianças para assistir o Circo da China que estava com uma temporada aqui no Rio de Janeiro, e a partir daí o assunto ficou mais interessante, não só porque falávamos do Circo da China, mas porque falávamos sobre algo que elas puderam conhecer de perto.
No final do papo, Yasmim de 11 anos,  contou para os demais colegas sobre as aulas de circo que ela já havia frequentado. E durante toda essa conversa, percebi o quanto um espetáculo de circo fica marcado na vida de uma criança.
 Depois de falarmos muito do mundo mágico que é o circo, iniciamos a atividade com tintas coloridas... Nossas crianças desencadearam o seu lado artístico ao colorir uma das figuras principais do circo, o palhaço!
E foi assim que concluímos o dia do circo, com muita cor, lembranças do passeio que fizemos e é claro com muita alegria e entusiasmo!
Eu@REPÓRTERECERJ - Vilmara Figueira - 19 anos - 3º  Ano Do Curso de Formação de Professores.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia Mundial da Água.





Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, então começamos a semana conversando com as crianças aqui da Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, sobre importância da água para nossas vidas e o futuro de nosso planeta. 
Ao longo da semana falamos sobre a forma que cada um de nós utiliza a água no seu dia a dia, como por exemplo tomar banho, escovar os dentes, fazer comida etc...Contei a história sobre a gotinha inteligente; que explica de maneira simples e objetiva o ciclo da água; As crianças pintaram alguns desenhos sobre a historia e fizeram um desenho comparando a natureza com água limpa e suja.
O mais interessante foi que elas se mostraram preocupas com a poluição exagerada das águas com isso podemos perceber que as novas gerações estão se conscientizando.
Além disso, a criançada falou sobre sua realidade na comunidade, muitas disseram que os rios perto de onde moram são poluídos e as pessoas não se preocupam com os resultados dessa ação inconsequente.
Hoje finalizamos o tema com a montagem de um mural utilizando todos os trabalhos feitos durante semana, que ficará em exposição na Biblioteca .

segunda-feira, 19 de março de 2012

Nossa escola!

No dia 15 de Março comemora-se o Dia da Escola e esta data não poderia passar em branco aqui na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Estimulei o interesse  das crianças, levantando algumas questões, como: "Por que é tão importante irmos para a escola?", afinal elas precisam saber o motivo que as levam a ir  todos os dias ao mesmo lugar chamado ESCOLA, e a grande maioria disse.

- É importante por que precisamos aprender ler e escrever.

- Por que é importante aprender a ler e escrever? - Eu instiguei

As crianças ficaram pensativas até que uma resposta surgiu.

Precisamos ler e escrever para ter um futuro melhor. - disse Yana de 10 anos -

Depois de uma longa e interessante conversa sobre a escola, iniciamos a atividade, cada criança com uma dobradura de papel, desenhou e escreveu o nome de sua escola. Essa atividade levou as crianças a perceberem mais o ambiente onde costumam ir todos os dias, algumas delas estudavam na mesma escola e tiravam suas dúvidas com os coleguinhas. Dúvidas como:

- Qual é a cor do portão, azul claro ou escuro? - Lucas Aragão, 9 anos -

- Você esqueceu de desenhar o lápis que fica aqui ! - Antônia Maria, 12 anos -



Para finalizar, perguntei o que elas mais gostavam de fazer e acabei descobrindo que muitas delas gostam de ESTUDAR, fazer os exercícios passados em aulas, e outras gostam das atividades culturais como Teatro, Música e Dança.O nosso pequeno Italo de 7 anos nos disse.

- Eu gosto de pintar e desenhar, na minha escola todos me chamam de artista!

E realmente ele é, na verdade todos somos artistas, basta descobrirmos o nosso talento. E  a escola é um lugar onde fazemos grandes descobertas.

E assim foi mais um dia que proporcionamos diversão com conhecimento para as nossas crianças!
Eu@REPÓRTERECERJ - Vilmara Figueira - 19 anos - 3º  Ano Do Curso de Formação de Professores.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Poetas do ECE RJ




Hoje, 14 de março, é Dia da Poesia e para comemorar a data durante o início dessa semana fizemos aqui no Espaço Criança esperança do Rio de Janeiro interpretações de algumas poesias e poemas contendo poesia. Explicamos a estrutura da poesia, no que ela difere do poema, falamos e mostramos algumas obras de poetas brasileiros famosos como: Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Jorge amado, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
Para registrar essa data cada criança escolheu uma poesia que foi lida por nós estagiarias normalistas e após a leitura as crianças fizeram uma interpretação da obra lida. 
O resultado foi maravilhoso, pois juntando todos os trabalhos confeccionamos um livro intitulado “Nosso Livro de Poesias”, que agora fará parte dos nossos livros aqui da Biblioteca. 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Mulher na Biblioteca do ECE RJ.



Durante a primeira semana de Março na Biblioteca do ECE RJ nossas  criança vieram se preparando para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Iniciamos a atividade contando para elas a origem desta data, 08 de Março, que tem como finalidade homenagear as mulheres do mundo inteiro. Logo após , a crianças se divertiram na montagem de bolsas femininas! Cada criança pesquisou em revistas acessórios que contém nas bolsas de um mulher e colou dentro de uma caprichada bolsinha!

No dia seguinte confeccionamos cartões vermelhos para que as crianças pudessem homenagear as mulheres que as influenciam no seu dia-a-dia, neste caso as mães, tias e professoras foram às mulheres mais presenteadas com este cartão pelas crianças.


Para finalizar, no dia 8 de Março de 2012, montamos um trabalho que se chama, TODA MULHER TEM UM LADO... E através de fotografias, muitas delas tiradas de revistas e jornais, representamos cada lado feminino, afinal cada mulher tem um lado só seu de ser. 


E foi assim que nossas crianças aprenderam e se divertiram com as atividades  do dia Internacional da Mulher!


EU@REPÓRTERECERJ – Vilmara Figueira – 19 anos – 3º Ano do Curso de Formação de Professores.


terça-feira, 6 de março de 2012

Parabéns, cidade maravilhosa!



No dia 01/03/2012 a cidade do Rio de Janeiro completou 447 anos, então durante esses dias entre 28/02 a 01/03 trabalhamos com as crianças aqui da Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro o aniversário da nossa cidade. 
Pesquisamos em revistas, jornais e internet fotos e noticias que falassem da cidade. Foi muito interessante porque em algumas encontramos fotos antigas e alguns nomes de lugares que hoje dão lugar a outros. A partir disso realizamos uma série de tarefas como: desenhar o que cada criança mais gosta da cidade, escrevemos trechos de letras de músicas que falam do Rio e suas belezas e fizemos cartazes de pontos turísticos ex: (Cristo Redentor, Lapa, Pão de açúcar.) e no final montamos um grande mural com todas as atividades realizadas.
As crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade onde vivem e sua história, nunca nos esquecendo que aprender se divertindo é mais gostoso.