terça-feira, 11 de junho de 2013

ECE RJ celebra o Meio Ambiente!


Dia 5 de Junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, e aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, as turminhas do Apoio Escolar se divertiram muito com as atividades educativas relacionadas à preservação do nosso planeta.

Numa rodinha, instiguei  as crianças através de perguntas a pensarem  sobre a importância  da natureza em nosso planeta. O que acontece se cortamos árvores em excesso? Será que os animais terão onde morar se destruirmos as florestas? Falando em  floresta...Qual é a maior floresta da América Latina? Em qual país ela fica? Mostrei a eles a lista dos 10 países com a maior taxa de desmatamento no mundo, e  chegamos à conclusão que devemos preservar nossas florestas, consequentemente os animais que moram nelas.


Depois de conversarmos na rodinha, fomos visitar o ESPAÇO VERDE, onde as crianças puderam ter mais contato com a natureza e realizar o trabalhinho. Cada grupo, recebeu uma bandeja  com terra para plantar sementes e mudinhas de plantinhas. E tenho certeza que neste dia,  uma sementinha de preservação também foi plantada em cada criança.


Mas não parou por aí não... As atividades continuaram  a todo vapor no dia seguinte! 
Iniciei a nossa segunda atividade,  estimulando as crianças a refletirem sobre as suas ações diárias, com perguntas como: O que acontece se jogarmos lixo no chão? Será que algum animal marinho poderá engolir o plástico de biscoito? Ou o bueiro entupir com o lixo das ruas? No final chegamos à conclusão que lugar de lixo é no lixo! E de preferência na lixeira correta! 



Após apresentar as lixeiras às crianças, formamos o time das meninas e dos meninos, duas meninas representam à equipe feminina e dois meninos a equipe masculina. Uma  menina segurava um objeto com os olhos vedado e a outra deveria direcionar a amiga na lixeira correta, enquanto o grupo poderia ajudar de longe, e o mesmo com os meninos. Depois montamos uma fila, equipe feminina e masculina, cada criança recebeu um material e teve que colocar na lixeira correta, a equipe que mais acertasse a lixeira acumulava pontos.

E assim foi a nossa semana do meio ambiente, aprendemos a preservar a natureza, plantando e a reciclar brincando!