segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia da família: papai, mamãe e titia... Família, família!



No dia 15 de Maio comemoramos o dia da família, e no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, esta data foi celebrada com diversos trabalhinhos sobre a família.

Para iniciar, fizemos uma rodinha, e estimulei as crianças a refletirem  sobre a família com a seguinte questão:  "Por que é importante termos uma família?"
·         Para a gente não ficar sozinho no mundo!  – Lívia, 8 anos –
·         Porque ela dá amor e carinho, e nos corrige quando a gente precisa! – Giovanna, 8 anos –
·         Para poder passar o natal juntos, e comemorar os aniversários! – Tamires,7 anos -

Reforçamos os valores que há dentro das famílias e que é através dela, e desse contato, afetuoso e educador que recebemos  que aprendemos a nos socializar. Ressaltamos a importância da união, da confiança, zelo e carinho, que precisamos manter em nossa família.
Após essa reflexão, mãos a obra!

Montamos coloridas árvores genealógicas, com os nomes dos membros de nossa família. O curioso é que dentro desta atividade, despertamos o interesse da criança quando ela descobria que  não sabia o nome do pai da sua mãe, o seu vovô. E aprender que mesmo que haja algum membro que já tenha morrido ainda assim eles  fazem parte da sua família.


A próxima atividade foi sobre os sobrenomes que herdamos de nossos familiares... Cada criança representou o seu sobrenome com letras de jornal numa folha, completando a frase,“Eu faço parta da família...” No final juntamos todos os  trabalhinhos, e montamos um Ranking, para saber qual é o sobre nome que mais tinha entre a garotada. E em primeiro lugar ficou o sobrenome  SILVA, que tem o significado em Latim “ FLORESTA, MATO.” Muitas pessoas herdaram o silva dos índios, que fazem parte da nossa história brasileira.

Durante a semana que trabalhamos o dia da família, não poderíamos deixar de lado, aquelas pessoas que não são biologicamente nossos familiares, porém consideramos, porque construímos laços afetuosos com elas e recebemos a atenção tão desejada. Assim como diz Luiz Gasparetto. “A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue.”


Por isso montamos essa linda árvore, em que as crianças escreveram em cada folha o nome de coleguinhas que eles dizem serem seus irmãos, a professora que "parece uma mãe" e etc.

Para finalizar a semana, sexta feira 17/05, concluímos nossas atividades assistindo o filme A grande família! 

E vem muito mais por ai semana que vem !!