sexta-feira, 25 de maio de 2012

Uma árvore de garrafas no ECE RJ



Durante esta semana na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro,construímos junto com as crianças uma linda árvore reutilizando materiais que muitas vezes se tornam lixo.

As folhas foram feitas de garrafas pet, e cada criança pode colocar as folhas no lugar indicado, construindo assim a nossa árvore de folha em folha.  
Ao longo da semana nossas crianças com rolinho de papel higiênico confeccionaram abelhinhas e borboletas para dar mais vida ao nosso trabalhinho...
Hoje dia 25.05.2012 finalizamos com os últimos retoques colocando as flores e suas últimas folhas.


Esta árvore é um dos trabalhinhos feitos pelas crianças para a exposição do Rio + 20 que em breve estará aqui noEspaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Nossas crianças estão preparando lindos trabalhos para vocês que certamente é nosso convidade desde já.

EU@REPÓRTERECERJ – Vilmara Figueira – 19 anos – 4º Ano do Curso de Formação de Professores.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Aprendendo Brincando!


  
No dia 17.05.2012 as crianças da Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro puderam aprender de maneira bem alegre e descontraída como separar o lixo.

Antes de iniciar as brincadeiras, apresentei para elas as caixas com diferentes cores e os materiais que cada cor representava: plástico - vermelho; metal - amarelo; vidro - verde e papel - azul. Expliquei também, a importância da separação desses materiais e de que forma essa ação beneficiava o meio ambiente.
As crianças se divertiram muito com os jogos propostos... Escolhi uma criança de cada vez para vendar os olhos e colocar um material em suas mãos, enquanto o restante das crianças orientavam o seu colega que estava de olhos vendados a colocar o material  na caixa correta.
Em outro jogo, embaralhamos as caixas e tiramos os nomes, para que cada criança pudesse reconhecer também através das cores. Todas as crianças receberam embalagens de plástico, metal, vidro e papel e colocaram nas caixas corretas, quem errasse pagava uma prenda, cantando uma música ou imitando algum animal.


No final da brincadeira, todos aprenderam a importância e como separar o lixo. Levei as crianças a refletirem, que se cada um fizer a sua parte podemos assim, quem sabe, influenciar toda a nossa comunidade.

EU@REPÓRTERECERJ – Vilmara Figueira – 19 anos – 4º Ano do Curso de Formação de Professores.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Parabéns Mamãe!



Ao decorrer desta semana as crianças da Biblioteca do ECE RJ prepararam os presentinhos para homenagear suas mamães. Dias antes de começar, as crianças já estavam perguntando:
- Tia, quando iremos fazer as atividades do dia das mães? Perguntava diariamente, Gabrielle de 10 anos. A expectativa era grande!
 No dia 07.05.2012 para alegria de nossas crianças iniciamos as atividades.Cada criança fez o retrato de sua mãe, com criatividade e materiais diversos !
 
Durante a atividade eu quis descobrir um pouco o que realmente representava a palavra MÃE para cada criança, eu sabia que era um assunto muito delicado, afinal cada criança trás em si uma bagagem diferente. Eu não queria saber qual era a relação que eles tinham com suas mães ou se alguém ali não tinha mãe, então optei pela pergunta: O que é ser MÃE?

- Mãe é aquela que dá carinho e amor pra gente. (Hanna 7 anos)
- Ser mãe e cuidar dos seus filhos com amor. ( Ítalo 7 anos )

Entre todas as respostas que eu tive, todas tinham a palavra amor. Por que não conseguimos falar de mãe sem falar de amor? Nossas crianças estão certas ao dizerem que MÃE é aquela que ama e dá carinho, que acolhe as necessidades de uma criança ou adolescente como se fossem suas próprias necessidades também. Quantas mulheres existem nesse mundo sem filho que estão sendo mãe? Quantas crianças existem nesse mundo querendo o carinho de uma mãe? Enfim, a figura materna é fundamental para uma criança!

Continuando as atividades, no dia seguinte montamos vários buquês de flores bem coloridos, todas as crianças estavam caprichando nos presentes, para aquela que faz o papel de mãe na vida de cada um.


Para finalizar, hoje 11.05.2012, confeccionamos um lindo cartão em formato de coração, onde as crianças puderam expressar o seu sentimento escrevendo o que gostariam de falar para a "mamãe"!

No final da tarde todas as crianças levaram os presentes que elas fizeram durante a semana para casa, aconselhei a elas  entregarem somente no domingo!

Então...aqui vai um feliz dia das mães!
Parabéns  para aquelas que são mães!
Parabéns para você que ainda tem uma mãe para homenagear no domingo!
Parabéns para as  mulheres que se tornaram mãe na vida de uma criança!
Parabéns!! Parabéns!! Parabéns!!
  
Eu@REPÓRTERECERJ - Vilmara Figueira - 19 anos - 4º  Ano Do Curso de Formação de Professores.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Terra à vista!



Na semana de 23 a 27 de abril, na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre o descobrimento do nosso país.
No dia 22 de abril comemoramos o dia do descobrimento do Brasil, e começamos a semana conversando com as crianças o que elas sabiam sobre esta data tão importante. Para iniciar o papo, perguntei:
- Em que país nós moramos?
E tive diversas respostas, o que resultou como estimulo a mim de ensinar de forma prazerosa para as crianças. Obtive respostas como: Cantagalo; Pavão; Rio de Janeiro entre outros estados e bairros cariocas. Então peguei o globo que sempre chamou muita atenção das crianças e inseri informações sobre o Brasil, falei sobre as disputas entre países nos esportes, até chegar ao time brasileiro, etc.
Através do globo mostrei o nosso mapa, onde as crianças puderam descobrir que na verdade os estados como o Rio de Janeiro ficam DENTRO do nosso país e as cidades dentro dos estados. E assim fui lentamente mudando a direção da nossa “navegação”, falando de um português que se chamava Pedro Álvares Cabral, e aos poucos por meio da história viajante fui me aproximando do dia 22 de abril. E finalmente, terra à vista!

Começamos os nossos trabalhinhos confeccionando as caravelas dos portugueses, representando a sua chegada, e a "descoberta" feita por eles. As caravelas foram feitas de caixa de sabão em pó e muita tinta, já que este é um dos materiais mais cobiçados pelas nossas crianças. No dia seguinte fizemos uma dobradura de envelope que se chamava: ABRA E DESCUBRA! E adivinha o que tinha dentro do envelope, descubra você mesmo na foto abaixo!
E foi assim que as crianças da biblioteca do ECE RJ puderam aprender brincando, com muita história e atividades!


"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos." Autor: Marcel Proust
Eu@REPÓRTERECERJ - Vilmara Figueira - 19 anos - 3º  Ano Do Curso de Formação de Professores.